Cidades Fiscalização Produtividade ProjetosVITÓRIA PARA POPULAÇÃO
Após intensas cobranças de Ulysses Moraes, governo de MT muda de ideia e lança decreto do IPVA
O parlamentar afirma que o governador não quis ceder ao seu projeto de lei, não quis dar a vitória e agora após muita pressão resolveu mudar de ideia
11 de janeiro de 2022

Após fortes cobranças feitas pelo deputado Ulysses Moraes e pela manifestação popular, o governo de Mato Grosso lançou um decreto declarando situação de calamidade pública quanto ao impacto dos efeitos da pandemia sobre o preço de mercado dos veículos usados em todo o Estado. Na prática, a medida irá evitar o aumento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. Segundo o parlamentar, essa é uma vitória dos mato-grossenses, um passo importante para o reequilíbrio financeiro do cidadão.
“O governador não quis ceder ao nosso projeto de lei, não quis nos dar a vitória e agora após muita pressão resolveu mudar de ideia”, disse o deputado.
Vale destacar que em dezembro de 2021, o deputado apresentou um projeto de lei para congelar os valores do IPVA, caso a tabela Fipe subisse. O projeto foi aprovado, mas infelizmente, o governador de Mato Grosso ainda não havia sancionado, fato que ocasionou agora no início do ano, um aumento de mais de 50% no IPVA de alguns veículos.
“Mas, continuamos cobrando. Agora em janeiro, várias pessoas nos mostraram o aumento no IPVA, vimos veículos que subiram 19%, 24% e até mais de 50%. Um verdadeiro absurdo ver isso neste momento em que o cidadão precisa recuperar o equilíbrio financeiro. Por isso, continuamos cobrando o governo de MT para que sancionasse esse PL e graças a muita mobilização popular a vitória veio”, destacou Moraes.
O deputado afirma que essa é uma forma de evitar aumentos decorrentes da valorização dos veículos usados nos últimos meses. “É uma maneira de suavizar os efeitos provocados pela pandemia da covid-19 aos cidadãos mato-grossenses. Diferente do governo de MT que só cria e aumenta tributos, estamos pensando no equilíbrio financeiro da população”, ressaltou o parlamentar. Essa é mais uma vitória do deputado, isso só demostra que boas cobranças dão sim resultados positivos para população. Após o PL não ter sido sancionado, Ulysses Moraes intensificou a cobrança, pediu apoio do cidadão e a vitória veio. “Esse decreto é vitória da população que lutou, cobrou e pediu o não reajuste do IPVA. Estamos felizes e neste ano, mais cobranças estão por vir”, finalizou o deputado.